Search
  • fernandoaraujo78

Tubo de aço inox X aço carbono: Veja as diferenças!



O aço é um material que marca presença em uma enorme variedade de produtos no mercado. Tubos, conexões, conduítes e equipamentos são alguns exemplos de itens que podem incluir o aço em sua composição e se aproveitam de suas características e propriedades. Contudo, o aço também é um tipo de componente que pode apresentar aspectos diferentes e bastante distintos entre si quando paramos para observar a composição de alguns tipos de aços, em especial os modelos de aço inox e aço carbono. Ambos são tipos de aços muito populares, amplamente utilizados na fabricação de produtos e em aplicações diversificadas de uma série de projetos, porém que apresentam peculiaridades muito próprias que os distinguem um do outro. Quando utilizados na composição de tubos, os modelos de tubo de aço carbono e Tubo de aço inox se mostram produtos muito únicos que oferecem resultados diferentes quando utilizados, valendo a pena conhecer melhor as características de cada um desses itens. Confira a seguir as principais diferenças entre os tubos de aço inox e aço carbono:

● Tubo de aço inox

O Tubo de aço inox é um produto fabricado a partir do aço inoxidável, um tipo de liga de ferro, carbono e cromo, entre outros elementos que podem variar como cobre e titânio, que apresenta um revestimento liso e sofisticado de alta resistência, qualidade e performance. Por se tratar de um material inoxidável, o aço inox é mais resistente ao contato com ambientes extremos e produtos de ação corrosiva, suportando as propriedades apresentadas nesses locais e oferecendo um ótimo desempenho quando inserido dentro de um projeto. Sendo assim, os modelos de Tubo de aço inox são uma ótima aquisição para utilização em projetos residenciais, comerciais, empresariais e industriais pois pode ser utilizado em conexões, estruturas e sistemas de condução, isolando materiais corrosivos, resistindo ao contato com substâncias e temperaturas extremas, oferecendo boa soldabilidade e maior relação de custo x benefício devido ao seu longo período de durabilidade e vida útil.

● Tubo de aço carbono

Ao contrário do aço inox, o aço carbono é uma liga que combina ferro e carbono, sem apresentar um revestimento cromado ou galvanizado que lhe ofereça as mesmas características de um produto inoxidável.


Por conta disso, os modelos de tubo de aço carbono são mais sujeitos à corrosão do metal e formação de uma camada porosa ao entrarem em contato com oxigênio, temperaturas extremas e materiais corrosivos que exigem maior cuidado em seu manuseio.


O aço carbono não é um material pobre, tampouco é considerado frágil, difícil de manusear e pouco vantajoso, porém ele apresenta menos possibilidades de aplicação em projetos que exigem a utilização de tubos resistentes, duráveis e seguros que possam oferecer ótimos resultados por muitos anos de vida útil.


Entendeu quais são as diferenças entre os dois tipos de aço mais vendidos do mercado? Aproveite para comprar tubo de inox sob medida na Firsteel!


Na Firsteel você encontra produtos de alta qualidade, fabricados com aço inoxidável de alta performance e segurança! Visite nosso site e confira os modelos de tubo de inox sob medida

12 views0 comments
Ícone whatsapp