Como calcular o peso da bobina de aço?

por Firsteel
pessoa pensando como calcular peso da bobina de aço

Entender como calcular o peso da bobina de aço é fundamental para o planejamento e o transporte eficientes desse material.

Além disso, conhecer as vantagens e aplicações da bobina de aço pode ajudar a tomar decisões adequadas.

Entenda a fórmula e como calcular o peso da bobina de aço. Confira também as vantagens de utilizar bobinas e onde encontrar esse material.

O que é bobina de aço e onde é utilizada

A bobina de aço é, basicamente, um grande rolo de chapas metálicas, amplamente usado em diversas indústrias. Essa forma de apresentação do aço propicia vantagens significativas para a fabricação de produtos em diferentes escalas, em pequena, média ou larga produção.

A bobina contém uma quantidade adequada de matéria-prima, ou seja, uma opção conveniente e eficiente para diferentes aplicações. A versatilidade da bobina de aço é uma das principais características, a ser processada e transformada de diversas formas, no intuito de atender às necessidades específicas de cada projeto.

Com uma bobina, cortam-se as chapas de aço no tamanho desejado, facilitando a fabricação de peças e componentes personalizados.

Aplicações

As bobinas de aço são amplamente utilizadas e abrangem diversos setores industriais, como de construção civil, indústria automotiva, eletrodomésticos, fabricação de tubos e muitos outros.

A adaptabilidade possibilita que seja moldada em diferentes produtos, desde estruturas metálicas até componentes de máquinas e equipamentos.

Leia também: Para que serve a bobina de aço inox

Bobina de aço inox: vantagens

A adoção da bobina de aço inox propicia uma série de benefícios significativa na fabricação de produtos e em projetos de infraestrutura. A seguir, apresentamos algumas das vantagens.

Alta resistência à corrosão e oxidação: mais durabilidade e vida útil dos produtos fabricados;

Alta resistência mecânica: a bobina é adequada para aplicações estruturais, que exigem suporte e resistência;

Baixo custo de manutenção: economia de custos ao longo do tempo;

Inertibilidade: o aço inox é um material inerte, ou seja, não sofre alterações químicas ou físicas durante os processos produtivos, ou seja, é adequado em aplicações na indústria alimentícia e outras áreas sensíveis;

Leveza e facilidade de transporte: o inox é um material leve, facilitando o transporte e manuseio das bobinas de aço;

Produções em larga escala: a bobina é composta de várias chapas de aço e atende às demandas de produções em larga escala, proporcionando mais economia e eficiência;

Resistência a variações de temperatura: suporta condições extremas de temperatura, um material ideal para aplicações que exigem resistência térmica;

Superfície lisa e fácil de higienizar: facilita a limpeza e higienização, ideal para aplicações que exigem altos padrões de higiene, como utensílios domésticos e equipamentos médicos;

Sustentabilidade: o aço inox é um material 100% reciclável, isto é, uma opção sustentável e amigável ao meio ambiente;

Versatilidade: o aço inox, pode ser utilizado na fabricação de uma ampla variedade de produtos, desde ferramentas e utensílios domésticos até máquinas e equipamentos industriais;

Vida útil longa: a bobina tem uma vida útil prolongada, reduzindo a necessidade de substituições frequentes;

Visual moderno: acabamento moderno e esteticamente agradável, conferindo um visual sofisticado aos produtos fabricados.

Como calcular peso da bobina de aço

Calcular o peso da bobina de aço é essencial para planejar adequadamente o transporte e o armazenamento desse material. Para isso, efetua-se a seguinte fórmula:

Peso da bobina = Largura x Comprimento x Espessura x Peso Teórico

Ou seja, após obter os valores de largura, comprimento, espessura e peso teórico, basta multiplicá-los para calcular o peso total da bobina de aço.

Lembre-se: o peso calculado é uma estimativa e varia conforme as tolerâncias de fabricação e as características do lote de bobinas de aço.

Portanto, é sempre recomendado verificar as especificações fornecidas pelo fabricante para obter valores mais precisos.

Vamos calcular o peso de uma bobina de aço com as seguintes dimensões: 2000 mm x 4000 mm x 20 mm.

Para realizar o cálculo, siga a seguinte fórmula: 

Peso = Largura x Comprimento x Espessura x Peso Teórico

Como a unidade de medida de peso específico é em kg/m³, precisamos converter as medidas para metros:

  • Largura: 2000 mm / 1000 mm = 2 m
  • Comprimento: 4000 mm / 1000 mm = 4 m
  • Espessura: 20 mm / 1000 mm = 0,02 m
  • Peso Específico do aço: 7.900 kg/m³

Agora, vamos calcular o peso da bobina:

Peso = 2 m x 4 m x 0,02 m x 7.900 kg/m³ 

Peso = 0,16 m³ x 7.900 kg/m³ 

Peso = 1.264 kg

Portanto, a bobina de aço com as dimensões de 2000 mm x 4000 mm x 20 mm pesa aproximadamente 1.264 kg.

Onde comprar bobina de aço inox

Certifique-se de contar com um fornecedor de confiança, como a Firsteel, garanta as melhores opções de bobinas de aço inox e impulsione o sucesso de seus projetos.

A Firsteel atua há mais de 10 anos no mercado de aço inox e oferece os melhores produtos aos clientes. Navegue pelo site e faça um orçamento.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies próprios e de terceiros por forma a garantir o seu bom funcionamento, efetuando uma análise de navegação, disponibilizando conteúdo útil em consideração os seus interesses e personalização de serviços Aceitar Política de Cookies