Tubos de aço: conheça função, tipos e mais

Você sabe qual é a função dos tubos de aço e quais são os tipos disponíveis? Confira a resposta neste artigo!

por Firsteel

Duráveis e versáteis, os tubos de aço podem ser feitos em material inox ou carbono, dependendo das especificidades da obra.

São indicados para a produção das mais variadas estruturas, se adequando a todos os projetos possíveis e podendo ser utilizados nos mais diferentes segmentos. 

Conheça mais sobre os tubos de aço!

O que é tubo de aço?

Os tubos de aço são fabricados por meio de uma resistente liga metálica, podendo ser utilizados nos mais variados projetos e segmentos. Eles são responsáveis por garantir eficiência e qualidade no suporte estrutural de construções, veículos e tubulações.

Há diversos tipos de tubo de aço disponíveis no mercado, podendo ser feitos em carbono ou inox. Veja as diferenças e a explicação de cada um.

Inox x cromado: diferença entre os materiais do tubo de aço inox

O tubo fabricado em inox possui uma liga de ferro e cromo combinada com outros metais, formando uma película protetora que não oxida o aço. Essa opção proporciona maior resistência à ferrugem, não descasca e nem escurece. 

Já o tubo cromado possui uma quantidade maior de cromo, o que possibilita uma aparência brilhante. Por ter um processo de produção de poucas etapas, é um produto mais barato.

Os tipos de tubo de aço

  • Tubo cortado

Criado a partir de técnicas específicas e eficientes, este produto é indicado para utilização em locais onde há risco de corrosão ou oxidação. É produzido por meio de corte, conformação e soldagem, e pode ser feito com comprimento e largura variados, atendendo todos os tipos de demanda.

  • Tubo retangular 

Tubo com super-resistência, ideal para para todos os tamanhos de obra, muito utilizada no setor de construção civil e em empresas químicas e ferroviárias.

Versátil e prático, possui formato que pode chegar a um comprimento total de 6 metros. Ideal para obras que necessitam de itens duráveis e com resistência à corrosão.

  • Tubo OD e SCH

Disponível em diferentes acabamentos, o estilo OD pode ser usado para conduzir fluidos comuns e materiais químicos com isolamento e segurança.

Já o tubo SCH é ideal para locais onde há fluídos e gases corrosivos. Disponível em vários tipos de espessuras – quanto maior a espessura, mais irá resistir a extremas temperaturas e pressões.

Leia também: Tubo sem costura

Entre em contato com a Firsteel

Somos empresa de aço inox e cromado com mais de 20 anos no mercado. Atuamos na produção e distribuição de diversos tipos de produtos fabricados com essa liga metálica. Há mais de 20 anos no mercado, atuamos na produção e distribuição de diversos tipos de produtos fabricados com essa liga metálica.

Oferecemos a você um atendimento personalizado, pronto para oferecer soluções que atendam às suas demandas. Solicite seu orçamento clicando aqui.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies próprios e de terceiros por forma a garantir o seu bom funcionamento, efetuando uma análise de navegação, disponibilizando conteúdo útil em consideração os seus interesses e personalização de serviços Aceitar Política de Cookies