Quais os tipos de chapa de aço inox?

por Firsteel
Quais os tipos de chapa de aço inox

Conhecer os diferentes tipos de chapa de aço inox é a melhor maneira de garantir mais segurança e durabilidade aos seus projetos. Isso porque embora sejam parecidos, eles podem ter diversas espessuras e serem obtidos através de processos produtivos distintos. Portanto, podem possuir níveis de resistência diferentes, sendo mais ou menos recomendados para determinadas aplicações.

Quer conhecer quais são os tipos de chapa de aço inox mais utilizadas pelas indústrias, serralherias, construção civil e vários outros setores de mercado? Então confira mais detalhes no artigo a seguir.

Tipos de chapa de aço inox

Mas afinal, o que é aço inox? Em princípio, trata-se de uma liga metálica formada por carbono, ferro, cromo e níquel altamente resistente à corrosão, a variações bruscas de temperatura e a desgastes mecânicos. A combinação desses metais produz chapas de alta durabilidade e de superfícies lisas e brilhantes, fáceis de limpar e de visuais estéticos superiores.

Mas muito se engana quem acredita que as vantagens do aço inox acabam por aí. O material também é amigo dos ambientes, pois é 100% reciclável. Além disso, o material não mancha, não absorve odores e em contato com a água ou outras substâncias, não sofre alterações físicas, químicas ou biológicas. 

Conheça a seguir os principais tipos de chapa inox:

Chapa perfurada de aço inox

A chapa de aço inox perfurada possui perfurações em sua superfície, obtidas através de processos de prensagem, corte e repuxo. Tais perfurações podem ser redondas, quadradas, retangulares, hexagonais ou em padrões personalizados conforme a necessidade do cliente. 

Apesar da superfície perfurada, a chapa perfurada possui alta durabilidade. Suas propriedades físico-químicas que incluem resistência à corrosão, oxidação, desgastes mecânicos e a variações bruscas de temperaturas, transformam o produto em um material muito versátil, podendo ser aplicado em projetos industriais, comerciais, agrícolas ou residenciais, promovendo um excelente custo-benefício. 

Confira a seguir algumas possibilidades de uso da chapa de aço inox:

  • Confecção de eletrodomésticos, equipamentos comerciais e industriais;
  • Fabricação de carburadores de automóveis, veículos de passeio, coletivos e embarcações;
  • Muito útil no setor de construção civil na confecção de grades, brises, divisórias de ambientes, paredes de segurança e caixas de iluminação;
  • A chapa perfurada de aço inox também está presente em equipamentos e implementos agrícolas.

Chapa xadrez de aço inox

Já a chapa de aço inox xadrez possui superfície em alto relevo, obtida através de um processo denominado estampagem, que confere ao produto superfície em alto relevo com características antiderrapantes. 

Graças a essas características, que também incluem alta resistência físico-química, leveza e durabilidade, a chapa xadrez geralmente é utilizada como elemento de segurança na fabricação de pisos de locais com alta circulação de pessoas, como transportes coletivos, por exemplo. Além dessa forma de uso, a chapa de aço inox xadrez também pode ser aplicada em:

  • Plataformas industriais;
  • Escadas;
  • Rampas;
  • Mezaninos;
  • Passarelas;
  • Bases de máquinas industriais;
  • Galpões e armazéns;
  • Ambientes residenciais e em vários outros projetos comerciais, residenciais e industriais.

Chapa de aço inox 304

A chapa de inox 304, por sua vez, é fabricada por uma liga metálica composta basicamente de ferro, níquel e cromo, metais que tornam a peça mais resistente à corrosão e a desgastes mecânicos. Sendo assim, é muito utilizada em serviços de soldagem e aplicada em tubos e tanques, além de em sistemas de transportes de fluidos industriais ácidos.

Graças a sua alta concentração de cromo (+18%) e níquel (+7%) a chapa de aço inox 304 pode ser aplicada em projetos externos, pois mesmo que exposta ao sol e chuva, não enferruja. Além disso, tem capacidade de suportar altas temperaturas e quando exposta a baixas temperaturas, não sofre danos. Sendo assim, esse tipo de chapa comumente é empregado na fabricação de:

  • Utensílios domésticos como panelas, talheres, torneiras e pias;
  • Tubulações;
  • Na indústria alimentícia e farmacêutica;
  • Em hospitais;
  • Em indústrias petroquímicas.

Chapa de inox 430

Além dos tipos de chapas de aço inox citadas anteriormente, a chapa 430 também é um modelo bem popular no mercado de aço. Contudo, ao contrário do que a chapa de aço inox 304, esta é uma chapa do tipo ferrítico. Ela possui mais ferro em sua composição e menor concentração de carbono. Porém possui maior teor de cromo.

Graças a essa composição, esse tipo de chapa inox possui excelente resistência térmica, porém menor resistência corrosiva. Por isso, é muito indicada para uso em ambientes internos e na fabricação de itens que são expostos a menores agressões químicas e físicas, tais como:

  • Peças e eixos para veículos;
  • Pás de compressor;
  • Ferramentas, porcas e parafusos;
  • Utensílios domésticos.

Chapa de aço inox cortada

Para finalizar a nossa lista de tipos de chapas de aço inox, tempos ainda a chapa cortada. Como o próprio nome sugere, trata-se de uma chapa inox cortada sob medida para atender com exatidão as especificações de diferentes projetos, conferindo a eles melhor acabamento, durabilidade e segurança. Além disso, oferece maior economia, na medida em que não desperdiça material.

E por falar em chapa cortada de aço inox,  a Firsteel oferece a linha Inox Sob Medida aos seus clientes, possibilitando que eles tenham o melhor custo-benefício do mercado em termos de versatilidade, segurança e eficiência. Nesse caso, a Firsteel trabalha com o aço inox 304, que possui melhor performance quando comparado aos demais.

Além da chapa cortada, a Firsteel também possui chapa xadrez, chapa perfurada e vários outros itens em inox de qualidade para aplicações em projetos industriais, comerciais e de construção civil, não importando o tamanho e/ou a complexidade da obra. Todos com preços justos, respeito aos prazos de entrega e atendimento personalizado, para tornar o produto mais competitivo no mercado.
Seja First você também! Venha para a Firsteel e proporcione aos seus projetos mais qualidade, durabilidade, resistência e sustentabilidade com inox de primeira. Entre em contato conosco e solicite um orçamento personalizado para as necessidades do seu negócio.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies próprios e de terceiros por forma a garantir o seu bom funcionamento, efetuando uma análise de navegação, disponibilizando conteúdo útil em consideração os seus interesses e personalização de serviços Aceitar Política de Cookies