Chapa de inox: principais diferenças entre a 316, 310 e 304

por Firsteel
imagem da chapa de inox em barras de aço 310,316 e 304

O aço inox é um dos principais materiais do mercado

Usado na fabricação de diversos produtos, o inox possui elevada resistência, conta com uma grande durabilidade em sua vida útil e oferece uma enorme gama de aplicações em projetos de construção civil e industrial. 

Podemos encontrar o aço inox em vários equipamentos e utensílios que usamos em nosso cotidiano, como talheres de cozinha e máquinas de uso profissional e industrial, bem como na fabricação de itens usados na infraestrutura de ambientes residenciais, prediais e comerciais.

Entre esses itens, a chapa de inox é um dos mais indicados para uso na infraestrutura de ambientes das indústrias, usinas, metalúrgicas, caldeirarias e projetos de construção civil, uma vez que oferece todas as qualidades do inox mencionadas acima e pode ser manuseada de diversas maneiras em um projeto de construção ou decoração.

Confira agora os modelos de chapa de inox

Existem vários modelos de chapas de inox disponíveis em lojas especializadas no mercado. Apresentando diferenças bastante significativas entre si, cada um deles oferece maiores qualidades e atende as necessidades de um projeto de acordo com suas características. 

De maneira geral, muitos consumidores dão preferência para a Chapa Inox Cortada, um modelo de Chapa Inox Sob Medida fabricado a partir do aço inoxidável de acordo com o tamanho e formato que o projeto do cliente requer para utilização. 

Os modelos de Chapa Inox Sob Medida que dão origem à Chapa Inox Cortada para aplicação em vários ambientes da sociedade se adaptam às necessidades de cada projeto, sem nunca precisar cortar a chapa após sua compra ou perder material e obter prejuízo com o desperdício de produtos. 

Dessa forma, as lojas especializadas na venda de chapas de inox costumam fabricar modelos de Chapa Inox Cortada com base em ferro-cromo de aço inox 316, 310 ou 304.

Mas afinal de contas, qual a diferença entre cada um desses produtos?

Chapa de Inox 304

A chapa de inox 304 é produzida com aço inoxidável para uso em serviços de soldagem e ductilidade. O material usado no modelo 304 oferece maior endurecimento ao produto final e torna esse modelo de chapa o mais adequado para aplicação em projetos sem deformar. 

O modelo de chapa de inox 304 se destaca em aplicações industriais de tubos e tanques, estampagens, instalações criogênicas e sistemas de transporte de materiais corrosivos, vide ácidos nítricos, ácidos bóricos, ácidos fórmicos e ácidos acéticos em temperatura de até 70º C.

Chapa de Inox 310

Ao contrário da chapa de inox 304 que foca no endurecimento do produto para evitar deformações, a chapa 310 é fabricada com um material inox de composição refinada que oferece resistência elevada à temperaturas extremas.

A chapa de inox 310 costuma ser usada em ambientes e equipamentos de altas temperaturas, como em trocadores de calor, esteiras de fornos, bombas e caldeiras de uso residencial e em linhas de produção comercial e industrial.

Chapa de Inox 316

O último modelo de Chapa Inox Sob Medida é a chapa de inox 316 que é produzida visando aplicações em ambientes rigorosos que exigem materiais de grande resistência. 

A chapa de inox 316 está presente em equipamentos hospitalares e farmacêuticos, peças para uso na indústria química e indústrias que fazem uso de ácidos, banhos clorados e soluções alcalinas e salinas. 

Quer comprar Chapa Inox Cortada feita sob medida? Entre em contato com a Firsteel! Confira nossos modelos de chapa de inox 304 e aproveite nossas ofertas!

Confira: chapa inox sob medida | Tarugo de aço inox | chapa perfurada

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies próprios e de terceiros por forma a garantir o seu bom funcionamento, efetuando uma análise de navegação, disponibilizando conteúdo útil em consideração os seus interesses e personalização de serviços Aceitar Política de Cookies